segunda-feira, 18 de outubro de 2010

143.Embaixada Pr. Francisco Fulgêncio Soren

Há muito tempo que não escrevo neste Blog. Tenho me limitado a pensar em muitas coisas, mas sem escrevê-las. São como pedras atiradas àquele lago imaginário, sempre sereno, que irrompe em violenta agitação quando alguém se dá ao devaneio de atirar-lhe pedras sem qualquer razão. Tenho tido muitas pedras, mas carrego-as comigo. O lago, este Blog, tem estado sereno.



Esta serenidade não me é confortável. Tenho verdadeira agonia por não atirar pedras…a questão é que não as atiro em direcção a uma pessoa. Sempre as atiro neste Blog, que agitado, eclode em ondas demoradas e lindas que me acalmam tanto quanto se pedras eu atirasse a um lago.



Esta calmaria cansa. Já passa do tempo de atirar pedras, mas aí surge o problema. A inércia acomoda e, de tal forma estou acomodado que meus pensamentos estão desordenados (Como se algum vez já tivessem sido ordenados).



Preciso de uma grande pedra. Preciso de uma pedra que me faça vencer a inércia e reorganizar os pensamentos e, se a maioria das pessoas gosta de pensar que atirar pedras é só falar mal e agredir, eu acredito que as pedras que atiro são apenas as que tiro do caminho. Não faço o esforço de levantá-las para me valer delas como armas. Com a licença do poeta, as malditas pedras estão no caminho e muitas outras foram colocadas cá ou atiradas para cá, mas seja como for a verdade é que também posso utilizar estas pedras numa construção.



É isto que me fará ultrapassar a acomodação instalada.



A pedra que foi fundamental (quem disse que não posso começar com uma heresia?) foi a organização Embaixadores do Rei.



No dia 15 de Outubro a organização Embaixadores do Rei (ER) da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ), chamada de Embaixada Pr. Francisco Fulgêncio Soren completou mais um ano de existência.



Minha família chegou à PIBRJ quando eu tinha 8 anos de idade. Meu pai quis saber qual era o local para os rapazes da minha idade. Alguém lhe indicou a Embaixada. Não sei quem foi. Meu pai me levou lá.



De lá para cá são 21 anos como Embaixador do Rei.



Há poucos dias falava com um amigo a cerca de como encontramos locais com os quais nos identificamos profundamente, mesmo sem sabermos como explicar a sensação tão agradável de estar ali ou aqui. Alguns desses locais mudam nossa vida. Pode ser que demoremos dias num local, como numa fazenda, num acampamento ou apenas alguns instantes como numa montanha russa. A questão é que são locais que marcam. O meu lugar foi a Embaixada Pr. F. F. Soren.



Foi lá que comecei a estudar a sério a Bíblia. Que comecei a sentir o gosto pela leitura da Bíblia. Foi lá que aprendi que gosto de estudar a Bíblia. Foi lá que aprendi a geografia bíblica, os personagens bíblicos, a história bíblica e muitos dos conceitos que os cristãos e os Batistas usam. Foi lá que aprendi a ser rápido no manuseio da Bíblia. Foi lá que aprendi a trabalhar em grupo. A aceitar o outro como ele é. Foi lá que descobri que era um nerd! Foi por intermédio da Embaixada que descobri que haviam as mensageiras… Foi lá que descobri quanto gosto de mato! Foi lá que descobri quanto gosto de exercícios físicos! (Paga 10!). Foi lá que eu aprendi a ser forte. Foi lá que conheci garotos que até hoje são meus amigos, mesmo 20 anos depois. Foi na Embaixada que eu me descobri como pessoa que sou. Foi lá que descobri muitas coisas a meu respeito. Coisas boas e coisas ruins. Foi lá que descobri as coisas boas que uma igreja pode oferecer. Foi lá que vi quantas coisas ruins uma igreja pode oferecer. Lá tive muitos exemplos bons. Sr. Levindo, Sr. Davi, Sr. Brivaldo…pessoas que guardo no coração. Pessoas que enfrentaram muita coisa para ajudar a embaixada.



Ajudar? Sim. Ajudar. A embaixada precisa de ajuda. Sabe por que? Por que a maioria das igrejas não valorizam o trabalho com os Embaixadores do Rei.



Não vou entrar nos detalhes que levam a tal comportamento. Sei que quando se trata de trabalhar com os garotos, parece que qualquer um serve. NÃO SERVE! Este trabalho não é para qualquer um. Sem qualquer juízo de valor, a questão é que nem todos têm o coração para isso e nem as habilidades necessárias.



Sabes o que é necessário?



É necessário gostar mais dos garotos do que da Embaixada, por que muitas regras da organização são ainda dos manuais de décadas atrás e em nada ajudam os garotos do séc. XXI.



É necessário investir tempo, pois os garotos precisam de atenção e de um olhar atento. É preciso reconhecer as deficiências e as potencialidades e isso não se faz com um rápido olhar.



É necessário saber que se vai perder dinheiro. A verdade é que os pais investem fortunas na educação dos garotos (os que podem), mas quando se trata de Igreja…consideram perda de dinheiro. Outros pais não podem mesmo investir nos garotos e seja qual for o caso, como falam meus amigos conselheiros baianos: “No frigir dos ovos, sempre sobra para o conselheiro” e sobra mesmo. É garoto que não pode pagar um acampamento, outro que não pode pagar o transporte e assim por diante. Se o conselheiro não tem dinheiro para ajudar, cabe a ele achar quem tem e lá se vai o conselheiro a pedir ajuda a um e a outro. Não é humilhação. Sou eternamente grato ao Sr. Davi que pediu ajuda para custear as minhas idas ao ANVER (Acampamento Nacional de Verão dos Embaixadores do Rei).



É necessário aguentar a pressão. Vão falar mal da embaixada, dos garotos, dos conselheiros e de tudo relativo à embaixada. Se falam demais, são barulhentos. Se não falam, são calados demais. Se fazem muitas actividades, são irrequietos. Se não fazem, são inactivos. Se pedem R$1,00, esbanjam dinheiro. Se não pedem, não são humildes. Vão falar mal. É preciso aceitar que vai acontecer e que cabe ao conselheiro não deixar que os garotos fiquem desanimados quando ouvirem as pessoas falarem e em algum momento eles vão ouvir.



É necessário lutar. É necessário estudar. É necessário crer. É necessário viver a organização.



Eu conheço pessoas que vivem a organização. São poucas e boas. Conheço muitas outras que não vivem a organização. Estão só passando um tempo na embaixada. Isto me remete aos tempos em que era um garoto. Muitos passaram pela organização se apresentando como conselheiros e logo sumiam. Conselheiros? BAH! Apenas alguns turistas na Embaixada.



Infelizmente eu tive de me afastar da Embaixada Pr. Francisco Fulgêncio Soren devido a uma mudança de residência. Só eu sei a dor que é estar longe dos garotos. Estar longe da organização. Estar longe dos “bizonhos” e das suas “bizonhices”.



Quando quero sorrir eu lembro da embaixada. Lembro dos garotos. Lembro de muitas histórias boas que passei como embaixador e conselheiro. Espero um dia poder retornar a esta grande organização. Acompanho semanalmente as evoluções deles. Visito o orkut de cada um. Pergunto ao Conselheiro que lá está como está a programação. Infelizmente é só o que posso fazer.



Sei que comemoram no sábado o aniversário da organização. Já vi as fotos. Já me informei de como foi. A vida é complicada e nem sempre podemos ter tudo o que queremos. É preciso fazer escolhas. Eu escolhi a mudança por que seria o melhor para o meu futuro, mas também escolho a embaixada por que é o melhor para o meu presente.



A vida é escolha. Isto, eu não aprendi na embaixada, mas fiz o possível para que eles aprendessem.



Aos meus grandes Embaixadores eu os saúdo por a escolha acertada que fizeram pela Embaixada.



Aos conselheiros eu os saúdo por a escolha acertada que fizeram pela Embaixada.



Aos pais, mães, avós e avôs, tios e tias eu os saúdo por a escolha acertada que fizeram pela Embaixada.



A todos que têm a coragem de bradar “Uma vez embaixador? Sempre Embaixador do Rei!” eu os saúdo por fazerem parte da mais fantástica organização Batista que há.



Parabéns Embaixada Pr. Francisco Fulgêncio Soren e muito obrigado!

2 comentários:

  1. Amigo, definitivamente é muito bom ler algo que te faz pensar: "Será que não fui eu que escrevi isto?!". Faço do seu texto, o meu texto... E pago 10 por ele.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Cons. Harlyson, aqui é o Cons. Fred, Beira-Mar. Valente!

    To precisando muito falar com vc o quanto antes.

    Me dá seus tels por e-mail

    fred_kel@hotmail.com

    Um abraço, e não sabia q vc era escritor

    E pra mostrar que sou valente, vou pagar 10 tbm pelo texto, como o VALENTE acima!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, seja crítica, elogio ou sugestão. O que importa são suas palavras.

Então é aqui?

Pesquisar este blog