Mais um vez escrevo que se o professor não gostar, azar...fiz aquilo que julguei honesto.
Que estilo de liderança você pretende utilizar em seu ministério? Baseado no texto, justifique sua resposta.
Antes de abordar a questão da escolha de um estilo de liderança, é preciso entender os termos utilizados pelo autor da pergunta a fim de esclarecer exatamente qual o significado utilizado por ele quando escreve “ministério”.
Se o autor da pergunta se refere ao ofício de cura de almas ou de ministro do Evangelho então a pergunta se torna totalmente desnecessário e sem possibilidade de resposta, tendo em vista que não almejo seguir nenhum das duas opções. Se o autor da pergunta se refere a um ofício, cargo, função ou serviço de qualquer outra natureza já que estes termos também servem como significados para a palavra, então a resposta é possível. Nenhuma.
É preciso que fique claro que em algum momento cada pessoa assume o papel de líder. Este papel pode ser interpretado em casa, no trabalho, na rua, na faculdade, na escola ou em qualquer outro lugar. De igual modo, a liderança pode ser exercida entre amigos, entre parentes ou em meio a desconhecidos. Parece um tanto improvável que alguém sem qualquer intimidade com um grupo consiga desenvolver algum tipo de liderança, mas é espantoso como diante de uma situação emergencial as pessoas seguem àquele que demonstrar ter controle da situação, ainda que este não tenha o domínio da conjuntura, o que confirma a figura do líder como um papel a ser interpretado.
Se todas as pessoas vão assumir uma liderança então não há como fugir da probabilidade de que algum estilo de liderança deverá ser utilizado quando necessário e, aqui, o texto “O PAPEL DA LIDERANÇA” apresenta três estilos básicos, a saber, “Liderança autocrática”, “Liderança liberal” e “Liderança democrática”. Cada uma destas maneiras é especificada no texto com suas características e das duas primeiras apenas pontos negativos são mencionados, ficando evidente que o autor do texto considera o último estilo como o mais indicado.
A “Liderança democrática” é de fato a mais bem apresentável no texto. Trata-se de um trabalho sempre em conjunto com a enfática participação de todos os componentes da equipe que são mantidos constantemente motivados pelo líder que é alguém preparado para estimular, aconselhar, orientar, elogiar e criticar de forma objetiva.
No entanto, o autor do texto declara enfaticamente que o “administrador utiliza três estilos de liderança de acordo com a tarefa a ser executada, as pessoas e a situação.” sendo assim, não se pode escolher um estilo de liderança, pois todos os estilos serão necessários de acordo com a circunstância.
Meu desejo para um futuro ministério é ser professor. Como tal, acredito que o estilo de liderança democrática é o ideal, por ser este líder um orientador. Assumir a liderança de um grupo não me interessa e de modo algum desejo orientar as pessoas a fazerem aquilo que desejo, pois se o fizesse, seria um ditador em “pele de cordeiro”.
O texto apresenta a definição de Peter Drucker de que a “liderança sempre tem a ver com resultados”. Como o texto não demarca o sentido de “resultados” então a frase torna-se abstrata demais para ser processada metodologicamente. Se os resultados são apenas materiais, então o autor se refere ao ramo empresarial, o que não corresponde à minha visão de ministério. Se forem resultados de valor no sentido da emoção/sentimento humano, então estou de acordo com Drucker de que a liderança sempre tem a ver com proporcionar oportunidades de crescimento individual às pessoas e fortalecimento dos sentimentos de harmonia de um grupo.
Para um futuro ministério, pretendo ser o líder/orientador que adota o estilo democrático e que, portanto, almeja tornar-se desnecessário ao grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, seja crítica, elogio ou sugestão. O que importa são suas palavras.