sábado, 26 de setembro de 2009

060. Da necessidade de mudança.

A única organização que me mantém na igreja é a organização Embaixadores do Rei, da qual fui membro desde os 08 anos de idade. Mas o tempo passa e é evidente que os manuais devem ser atualizados. Se não me atendiam quando eu era embaixador, os manuais estão cada vez mais ultrapassados. Coloco aqui algumas mudanças que eu e o outro conselheiro da embaixada Pr.Francisco Fulgêncio Soren fizemos em alguns tópicos de um manual.

É apenas um trabalho introdutório e o DENAER (Departamento Nacional dos Embaixadores do Rei) não nos solicitou ou aprovou as mudanças.

Em vermelho segue o texto do manual na íntegra. Em verde as alterações.

Embaixador e conselheiro vamos juntos na análise deste texto. E escrevo “vamos juntos na”, pois será uma viagem mesmo. O embaixador pode a qualquer momento considerar que o autor do manual está correto ou errado, ou que os conselheiros estão corretos ou errados. O que queremos é que o embaixador pense. Seja qual for a decisão que o embaixador tome, ela não será considerada certa ou errada. Os conselheiros não estão aqui para julgar. Estamos para aconselhar e isso é apenas emitir um parecer para que outrem o observe. Não é indicar uma direção. É apenas apresentar uma sugestão.

O Verdadeiro Deus é Esquecido


O homem observava o sol nascer e esconder-se todos os dias. Ouvia o vento passar pelas florestas. Via as nuvens correndo pelos céus, como castelos deslizando no azul distante. Observava a sucessão das estações, dos dias e das noites. Curioso e emocionado, o homem fazia perguntas sobre as forças da natureza que o rodeavam. E respondia ele mesmo, dizendo que todas as forças da natureza tinham espíritos, que podiam praticar o bem e o mal. Assim surgiu a crença em espíritos da natureza. Durante séculos o homem tem idolatrado a natureza, os animais, seus antepassados ilustres. O homem esqueceu-se do Criador da natureza, do Criador dos animais, e do criador de seus antepassados. Afastou-se cada vez mais do Deus verdadeiro e inteligente que ama, perdoa e salva

Alguém pode dizer que sabe quem é o “Deus verdadeiro”? A partir do momento que alguém diz que o seu Deus é o único, todos os demais deuses em que acreditam as outras pessoas passam a ser falsos ou até demônios. Mas, onde está certeza? Quem garante que alguém possa falar a cerca de Deus? Existem provas? Ora, se a fé é “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11.1) então toda a certeza parte da fé. É uma questão de fé. E aqui vai outra pergunta: Porque essa fé e esse versículo só valem para os cristãos? Se for uma verdade, então a validade é para todos. Então aquele que acredita em duendes está errado? De acordo com o versículo a resposta é clara: não. Está certo, pois tem sua fé que é o fundamento da existência dos duendes e que é prova da existência dos duendes que não são vistos. Quero que o embaixador deixe de acreditar que seu “Deus” é o verdadeiro? Não. Mas será bom que entenda afirmar que só existe uma divindade e que você a conhece é perigoso, pois os demais seres humanos serão considerados errados.

E todo o parágrafo é pura invenção. Quem pode dizer como foi que surgiu a crença na divindade? O autor do manual garante coisas que são impossíveis de serem afirmadas.

Deuses Falsos São Criados


Em vez de confiar no seu criador, o homem passou a confiar em ídolos, que ele mesmo foi construindo. Isso o separou do senhor dos céus e da terra. A idolatria passou a fazer parte da vida dos povos. Alem de separar-se de Deus, o homem diminuiu a si mesmo. Vejamos: Quando eu faço um boneco, ele é menos importante do que eu, pois o fiz de acordo com a minha inteligência. Um deus feito pelo homem é, portanto, menor do que ele.


Jeremias 10.5-6 diz: “São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; necessitam de que os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio dele, pois não podem fazer mal, nem tão pouco tem o poder de fazer o bem."


Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor, tu és grande, e grande o teu nome em força.

Voltamos ao que já foi explicado no parágrafo anterior. O autor do manual quer dizer que os demais deuses são invenção. Quem garante? Ninguém.

Como protestantes realmente não concordamos com imagens idolatradas. Mas será que todas as imagens são para esse fim? Claro que não. Às vezes a imagem é apenas uma representação de algo maior que tem importância para alguém. Os católicos têm muitas imagens e embora alguns adorem as imagens, outros percebem que as imagens são símbolos que os lembram de personagens que lhes são importantes por sua fé. É claro que muitos colocam suas imagens acima deles, mas considerá-los “burros” por isso é ser muito preconceituoso e arrogante.

Se o embaixador entender que aquele que faz um deus para si em pedra, madeira, barro ou qualquer outro material não está construindo um deus, mas construindo uma imagem que o leve ao encontro do deus, será mais fácil conversar com essas pessoas.

Lembremos que não é fácil para todos ter um Deus invisível como o do protestantismo.

Quantas Religiões


Estudando a história da humanidade, veremos algo interessante. Em todo lugar, tribo, cidade ou país, sempre existiu uma religião. Por que tantas religiões? Bem, todo homem sente que existe um Deus, isso está em cada um. Se formos a uma selva, notaremos que os índios sabem que existe algo superior a eles, que os governa que cuida deles, que os castiga de acordo com o que eles fazem. Cada grupo forma uma idéia sobre Deus, criando um religião. O problema é que as idéias sobre Deus são contrárias aos ensinamentos da bíblia, a verdadeira palavra de Deus. Há muita coisa errada, superstição. Nas religiões dos grandes países e cidades acontece o mesmo.

O autor do texto sempre quer empurrar para o embaixador que só existe o deus dele.

Este parágrafo é especulação. Não se sabe de onde surge a fagulha que leva o ser humano na direção de algo que seja maior do que ele. Não se sabe e muitos têm se perguntado isso. Muito antes da história de Cristo. Muito antes da história de Adão.

Se a bíblia é a única palavra de Deus então como explicar os textos mais antigos do que a bíblia que foram anexados a ela? Textos que existiam antes e foram colocados dentro da bíblia. Esses textos incorporados são também a única palavra de Deus? E os demais textos dos quais foram tirados essas partes?

Existe muita coisa errada nas diversas religiões? Claro que sim. Aceitar as diferenças não significa aceitar tudo! Tem que haver análise e não acusação ou menosprezo.

Deus e As Diversas Religiões


Deus tem-se revelado ao homem de quatro maneiras: na natureza, na consciência de cada um, na Bíblia e na revelação suprema, Jesus Cristo. Não é culpa de Deus que hoje haja tantas religiões, porque Deus tem se comunicado com o homem através de uma mensagem simples e clara.


Romanos 1.18-23 diz: 18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, com tudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”

Se o embaixador leu até aqui então já sabe que o parágrafo anterior é só ilusão. O autor está limitando a revelação de Deus. Ele afirma que Deus tem se revelado por apenas quatro formas. Como ele pode garantir isso? De modo algum. Não há forma de garantir quais são as formas de revelação divina. E o autor é astuto, pois coloca:

Na natureza: Ou seja...o mundo inteiro!

Na consciência: Ou seja...de acordo com a cabeça de cada um!

Na bíblia: Ou seja...só em um único livro que é o que ele acredita!

Em Jesus: Ou seja...só em uma pessoa que é a que ele acredita!

O autor simplesmente coloca que Deus se revela de acordo com o que ele acredita. Ardiloso. Mas um embaixador que pensa não cai em qualquer conversa. O embaixador pode acreditar mesmo que Deus só se revela destas quatro maneiras. Sem problemas. Mas, onde está a garantia? Em lugar nenhum.

E só mais duas perguntas: Se Deus se revela através de uma mensagem simples e clara, então porque ninguém pode afirmar com certeza qual é esta mensagem? E o que o texto bíblico colocado tem haver com o que o autor do manual escreveu? NADA.

O Homem e as Diversas Religiões


O problema está no homem mesmo. Ele não tem buscado a verdade na verdadeira fonte. Ele não tem aceito o Ser Supremo, único e Onipotente. Não foi o espírito santo de Deus que criou esta confusão. Para satisfazer à sua alma, buscando agradar alguma coisa superior a ele mesmo, o homem tem pecado contra o Deus verdadeiro. Tem crido em pseudos-deuses ou deuses falsos. A humanidade tem inventado organizações que só servem para levar almas ao inferno, confundindo-as ainda mais.


Jeremias 10.14-15 diz: “Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento; da sua imagem esculpida envergonha-se todo fundidor; pois as suas imagens fundidas são falsas, e nelas não há fôlego. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação virão a perecer.”

Quando o autor do manual escreve que “o problema está no homem mesmo.” está sendo incompleto. O problema pode estar no homem, mas a solução também não está? Se acreditarmos que no homem só há problema, então a única saída seria algo fora de nós logo um deus. E é isto que o autor diz. Mas para ele a situação já está resolvida, pois escreveu o texto com a certeza de que o seu deus é o único.

E o texto bíblico que o autor se refere não se trata de um texto escrito para os tempos atuais. Usar o texto fora do contexto é muito arriscado. A quem o texto bíblico é dirigido? Será que às mesmas pessoas que o autor do manual se refere? Com certeza não, pois o texto é anterior ao autor em muitos anos. Então o autor rotula as pessoas ou as classifica ou então as identifica com as pessoas do período bíblico. Seja qual for a ação, não há argumentos que a expliquem ou comprovem.

Podemos Confiar nas Diversas Religiões?


Não! Nenhuma delas dá uma solução para o problema do pecado no mundo. Nenhuma delas dá verdadeira paz e segurança aos seus seguidores. Nenhuma delas pode dizer: “Aqui esta o nosso fundador, ele vive”. Todas se alegram em possuir o túmulo dos seus fundadores, diferente daquele do cristianismo, q pode alegrar-se com um túmulo vazio. Sim, há muitos caminhos inventados pelos homens para chegar a Deus, mas a bíblia apresenta um só, Jesus Cristo. O Senhor Jesus mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6), Milhões de crentes no mundo inteiro dão testemunho desta verdade através do viver diário, por meio da oração e pelo estudo da Bíblia.

O conceito de “problema do pecado” do mundo foi criado justamente pelo cristianismo. Sem religião cristã não há pecado, logo não há porque esperar que as demais religiões cuidem de um problema criado pelo cristianismo.

Nem o cristianismo pode dizer: “Aqui esta o nosso fundador,...”. Afinal, onde está o fundador do cristianismo?

O protestantismo realmente entende que na bíblia está a afirmação de Jesus de que é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6), mas a presença de milhões de crentes não é prova de que isto seja verdade. É uma verdade de fé, como já foi afirmado acima.

Mensagem Para o Mundo Perdido


É verdade, há no homem uma necessidade natural que o faz buscar o que é superior, porque o homem foi criado por Deus. O Senhor, porém, não deseja autômatos, robôs sem vontade própria, que o sigam por obrigação, o homem é livre para escolher o que lhe parece melhor, e isso muitas vezes o leva por caminhos errados. “Rogamos-vos por Cristo, que vos reconcilieis com Deus” (2º Cor.5:20). Esta é uma mensagem para o mundo perdido.

Neste último parágrafo o autor afirma que há a necessidade do homem de buscar o superior porque foi criado por Deus, como já discutimos isso acima, partiremos para uma ótima frase dele: “O Senhor, porém, não deseja autômatos, robôs sem vontade própria, que o sigam por obrigação, o homem é livre para escolher o que lhe parece melhor,”. Acreditar que se sabe o que Deus quer é muito complicado. O autor baseia suas declarações na fé que tem na bíblia, mas se retirarmos a bíblia dele, suas afirmações caem. Assim, pensar naqueles que não têm a bíblia como única verdade é essencial.

Seja como for, a mensagem do protestantismo permanece, a saber, reconciliar com Deus o mundo através da mensagem de Cristo.

E com relação ao “perdido”, como se pode entender este termo? Para estar perdido é preciso que se tenha um ponto de referência onde se deseja estar. Então o perdido é aquele que não está onde deseja e não sabe como chegar a este local. Mas, qual o ponto de referência do texto? O do autor. O local que ele quer estar é o mesmo local em que o embaixador quer estar? E o local que o autor quer estar é o mesmo que o mundo quer estar? Então, quem está perdido?

Algumas perguntas para o embaixador: Qual a mensagem de Cristo? O que significa reconciliar o mundo com Deus?

6) Homens e Missões, Heróis da Fé

Missões não é um trabalho para homens. O autor do manual revela certo machismo. Será que o trabalho das missionárias deve ser ignorado? De forma alguma.

Antes de tudo é preciso saber o que são “Missões”. Em todo o texto o autor não explica o que são missões, então vamos explicar da forma mais simples possível: Missões é o nome dado ao projeto de ação missionária dos batistas[1].

O texto de Hebreus 11 demonstra os heróis para os judeus que, por extensão se tornaram heróis para os cristãos, mas não é recomendada a identificação da fé dos cristãos com a fé das personagens bíblicas. São figuras diferentes colocadas em épocas diferentes com crenças diferentes e que precisam ser analisadas individualmente.

Com relação aos apóstolos de Jesus, a recomendação é a mesma. São figuras diferentes colocadas em épocas diferentes com crenças diferentes e que precisam ser analisadas individualmente.



[1] A Junta de Missões Nacionais(JMN) e a Junta de Missões Mundiais(JMM) são as agências que planejam, promovem e executam o projeto de ação missionária dos batistas brasileiros. No âmbito interno, os missionários batistas estão presentes e atuantes em grande parte dos municípios de todas as regiões do país, plantando igrejas, apoiando as já existentes e abrindo novas frentes de trabalho em campos pioneiros. Em nível internacional, os batistas brasileiros desenvolvem uma arrojada e relevante ação missionária em países dos cinco continentes, valendo-se de uma experiência iniciada em 1907 e que tem servido de modelo para iniciativas implementadas por várias outras agências do mundo. Além do trabalho de evangelização, essas agências missionárias desempenham um papel decisivo em diversas áreas de genuíno interesse humano, como a cultura, a educação e a ação social.

(Fonte: http://batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, seja crítica, elogio ou sugestão. O que importa são suas palavras.

Então é aqui?

Pesquisar este blog