terça-feira, 13 de outubro de 2009

081. Noruega

No dia 06 de Maio deste ano, reuniram-se na capela da Faculdade Batista do Rio de Janeiro os alunos de Pedagogia e Teologia para a apresentação da palestra “Conhecendo outras realidades da Teologia e da Igreja. Entre a Noruega e o Brasil.”. Esta palestra foi dividida em três momentos. No primeiro momento houve a apresentação do professor MS. Delambre de Oliveira, no segundo momento houve a apresentação do estudante de Teologia, o norueguês David Andersen e no último momento a abertura do fórum para perguntas dos presentes.

O professor MS Delambre de Oliveira destacou os desafios que os pastores, filósofos, teólogos e estudantes de Teologia têm diante de si na era chamada pós-moderna, como a crise causada na Europa pelo ateísmo moderno, razão do esfriamento e assim fechamento de muitas igrejas. Destacou ainda a necessidade de responder àqueles que têm sofrido injustiças e que estão carentes de uma saída para suas crises. Tais crises podem ser financeiras, sentimentais, intelectuais e etc. Prof. Delambre destacou ainda a importância de que os estudantes de Teologia apresentem uma teologia interessada no próximo e não apenas voltada ao academicismo, quando poderia e, muitas vezes se torna, conceitos importantes, mas vazios para a prática cristã.

O estudante David Andersen apresentou uma parte de seus estudos a respeito do pentecostalismo no Brasil e no mundo. Destacou as diferenças do pentecostalismo entre Noruega e Brasil, demonstrando com avidez sua impressão do que foi observado em suas visitas às igrejas pentecostais brasileiras, em especial a Assembléia de Deus, igreja de maior representação pentecostal no mundo. David Andersen ainda ofereceu aos presentes o esclarecimento do contexto sócio-religioso na Noruega, suas implicações no presente e suas projeções para o futuro.

No terceiro momento, os estudantes presentes puderam realizar perguntas aos palestrantes. As perguntas foram em sua maioria com relação à comparação Noruega/Brasil na questão possibilidades do pentecostalismo e neopentecostalismo, o que exigiu a intervenção do prof. Delambre para, numa breve explanação, diferenciar os dois movimentos e sua ocorrência no eixo Noruega/Brasil.

O evento proporcionou aos estudantes de Teologia um entendimento da realidade do Pentecostalismo muito superior ao que era de domínio geral.

Pude estabelecer novas conexões de compressão da realidade, incluindo uma nova percepção da importância do Pentecostalismo e de suas diferenças. Entendi a necessidade que determinadas comunidades têm de aderir ao pentecostalismo, não como um caminho mais fácil, mas como a única abertura possível, pois a igreja exerce um papel social assaz imperativo para a ordenação e especialmente para o desenvolvimento da comunidade.

Tal evento é essencial para a formação acadêmica do estudante de Teologia que não pode permanecer isolado da realidade, mas que a exemplo dos primeiros pais da igreja, tem de conhecer a realidade do pensamento da época e, responder qual o papel da fé diante do cenário mundial. Ignorar a realidade de sofrimento das pessoas resultará em uma teologia acadêmica dispensável e numa teologia pastoral insuficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, seja crítica, elogio ou sugestão. O que importa são suas palavras.

Então é aqui?

Pesquisar este blog