sexta-feira, 16 de outubro de 2009

089. Do Apocalipse II

Recebi o seguinte comentário na postagem 34.Do Apocalipse.

Anônimo disse...

então acha q tudo existe por acaso?se acredita no deus q te deu a vida,deve acreditar no da biblia.tudo esta acontecendo e poucos estão se importando e é assim q poucos se salvarão!!!

15 de Outubro de 2009 15:26

Muito obrigado pelo seu comentário.

Gostaria de saber se és homem ou mulher, pois assim saberia como tratá-lo ou tratá-la, se por senhor ou senhora, mas tudo bem. Usarei o masculino, se estiver errado, peço que me desculpes.

Reli a minha postagem. Procurei em todo o texto alguma parte em que tivesse escrito que a crença no acaso seja a razão da existência de tudo que se dá no mundo e do mundo em si.

Não encontrei.

Em momento algum do texto escrito há sequer uma menção ao acaso.

Apresentei as histórias e crenças antigas que levaram ao surgimento da crença atual no apocalipse como evento final da existência humana no planeta.

Não toquei no “Apocalipse” enquanto livro bíblico. Só fiz uma referência e até muito comedida, mas confesso que colocar o título com letra maiúscula foi uma provocação que passou despercebida.

Eu li o livro destacado na postagem porque o medo que me tomava diante do cataclismo iminente pintado nas igrejas era forte. Ler o livro foi um alívio e eu não o li buscando encontrar alívio. Tive receio de comprá-lo e ler nas páginas apenas a confirmação de que “O FIM ESTÁ PRÓXIMO!”.

Li para encontrar respostas depois de saber que um dos povos antigos, os persas, também esperavam o fim de tudo com uma batalha sem precedentes na história do universo.

Acompanhe o meu raciocínio.

Um cristão crê que num momento que ninguém sabe qual o fim chegará com a volta de Jesus à Terra. Ele virá para julgar todos os seres. Depois do julgamento, alguns estarão salvos (poucos segundo tua afirmação) e alguns (muitos seguindo a lógica do teu raciocínio) estarão perdidos. O inimigo principal de Deus será enfrentado pelas hostes celestiais que o derrotarão e o lançarão no lago de fogo. Após a derrota do inimigo, os salvos viverão para sempre em paz num mundo perfeito (Céu).

O que temos nas linhas acima?

Um homem crê que em algum momento o ser supremo virá à Terra e julgará os homens. Alguns estarão salvos e outros estarão perdidos. O ser supremo extirpará o mal e os que eram maus antes de sua vinda. O mal que existe será erradicado e os bons viverão numa terra perfeita onde o mal já não existe.

Percebe como as histórias são semelhantes? É claro que são. É a esperança do homem comum escrita na parede, na neve, no pergaminho, no papiro, no papel, na tela do computador...

É o homem que vê o mal a todo o momento e pensa que a situação deve ter um fim, pois não pode ser que aquele que faz o bem seja destruído da mesma forma que aquele que faz o mal.

A crença no apocalipse é o discurso do homem que não suporta mais a injustiça e dor que o maltrata e que assola o mundo. Este homem (não que haja um homem a quem responsabilizar, pois não é assim que os mitos são construídos, mas utilizo a figura humana que representa, ainda que insuficientemente, a coletividade) não tem força para lutar contra aquele que tira os limites de sua terra (“Não mudes o limite do teu próximo, que estabeleceram os antigos na tua herança, que receberás na terra que te dá o SENHOR teu Deus para a possuíres marco da sua terra.” Deuteronômio 19.14), aquele que mata (“Não matarás”. Êxodo 20.13), aquele que adultera (“Não adulterarás”. Êxodo 20.14), aquele que furta (“Não furtarás.” Êxodo 20.15) e assim por diante.

A arma de quem não tem força é a voz, ou será que o caro leitor (agora sei que há ao menos três, embora que talvez não sejam mais...) acredita que tudo foi soprado? Que não há elemento humano quando o texto se refere à vida humana?

Afirmar que a crença no apocalipse é voz de quem não tem força não elimina o possível caráter de revelação das crenças. Alguém pode afirmar que crê em algo por que uma divindade a revelou uma informação que aos demais mortais não foi revelada. Sem problemas. Só não queira que eu acredite no que este alguém dirá como sendo a verdade das verdades. Se a divindade revelou para X, por que não revela para Y? E este Y sou eu.

“Mas a divindade revelou a um homem para que este revelasse aos outros”. Sem problemas. No caso da bíblia foi o autor do Apocalipse, certo? Não. O autor do “Apocalipse” se serve das mesmas crenças persas. Então eu pergunto (já estava com saudade de escrever isto), a divindade revelou a quem? Aos persas, aos judeus ou aos cristãos judeus/gentios? Ou a divindade revelou a todos e cada um fez a sua interpretação da revelação?

Se você acredita que a divindade revelou aos persas, então jogues fora o cristianismo e seja zoroastriano.

Se você acredita que a divindade revelou aos judeus, então jogues fora o cristianismo e seja judeu, mas vá buscar o surgimento da leitura apocalíptica judaica na Mesopotâmia e, provavelmente você vai chegar ao Zoroastrismo.

Se você acredita que a divindade revelou aos cristãos judeus/gentios então seja cristão, mas vá buscar o surgimento da leitura apocalíptica cristã e provavelmente você vai chegar ao judaísmo que te levará à Mesopotâmia e aqui está você novamente no Zoroastrismo.

Se você acredita que a divindade revelou a todos, mas cada um fez a sua interpretação da revelação, então jogue tudo fora e depois pegue tudo e seja o que quiser, pois se você está escolhendo a interpretação que lhe agrada, então você não está escolhendo revelação enquanto processo metafísico, mas sim palavras humanas, elemento humano.

Eu fiz a minha escolha por enquanto, mas se eu me dei ao trabalho de pesquisar tudo isso, que não interessa a ninguém, então talvez eu me importe...

Agora, se o caro leitor vai utilizar a Bíblia para rebater meu texto, ainda que de fato não tenha utilizado, mas apenas mencionado, então é com a Bíblia que conversaremos. O que me diz destas passagens bíblicas?

"Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos”

“Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade”.

“Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!”. Eclesiastes 02.14,15,16.

Pois, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, por todos os dias da sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? Quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?” Eclesiastes 06.12

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 09.10

Bíblia por Bíblia.

Diga-me, quem está certo? O autor de Eclesiastes ou o autor do Apocalipse?

Não escrevo estas coisas para causar desespero em alguém. Calma! Se você se sentiu ofendido, peço perdão. Mantenha a calma, eu posso estar completamente errado em tudo o que escrevi. Não digo que tenho a verdade em minhas mãos.

Com relação à frase “se acredita no deus q te deu a vida,deve acreditar no da biblia.”, bem, não sei se entendi a tua intenção. É um questionamento da minha crença na divindade? É um questionamento acerca de qual a divindade em que eu creio? É um questionamento ou uma ordem? Até que me respondas, não posso contrapor esta questão. E isso não é uma fuga, não fujo. Se me responderes, mesmo como anônimo (sem problema algum) eu te oferecerei a minha réplica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, seja crítica, elogio ou sugestão. O que importa são suas palavras.

Então é aqui?

Pesquisar este blog